Folhas caem, um novo rebento

No percurso da nossa prática e conhecimento, considerando o processo de um modo específico, acabamos por descobrir como, afinal, é tão difícil e raro tornamo-nos simples e humildes – esvaziar-nos a nós mesmos, para sermos apenas principiantes, prontos para fazer tudo de novo, com frescura, como por exemplo, ver as pessoas e as coisas sempre com novos olhos.
Se bem que seja bastante fácil tornamo-nos grandes mestres neste mundo, já não é nada fácil sermos apenas a modesta folha de uma pequena erva selvagem. Se bem que seja fácil mover montanhas e rios, erguer centenas de gigantescos castelos de meditação, já não é nada fácil amarmos as nossas crianças e vizinhos dum modo verdadeiro. Muito embora seja fácil sermos como máquinas de sentar e cabeças duras com as nossas
auto-convicções, já não é nada fácil sentarmo-nos num estado pacífico, sem interferência das nossas mentes e pensamentos, só por dois minutos que seja.
…
Como nos diz o mestre Zen, Dogen, o que necessitamos sempre é de nos esvaziarmos e de vermos, como realmente somos, com os olhos da maior humildade.
“A menos que a direcção do nosso desejo e voto original
seja incessantemente verificado e questionado na sua qualidade
todas as nossas práticas e vidas serão dispendidas em vão”
Hôgen Yamahata, em Folhas caem, um novo rebento
5 Comments:
Hoje que se comemoraa tua chegada ao planeta terra,comemoro também o teu renascimento constante.Privilégio o meu, poder observar-te desde algum tempo de tão perto e ufruir da tua presença que sou eu e todos em Ti.
Fica sempre.
Airam
segundo entendi o comentário anterior do anónimo (Airam) fazes anos hoje. Certo? Se assim for parabéns.
Parabéns tb pelo teu blog que me inspira todos os dias… e que me ajuda todos os dias a trazer à consciência a busca da humildade e da simplicidade.
Muita Metta
Sim Avusa,hoje é o meu aniversário:)
Muito Obrigado amigo...
fico contente por partilhar o blog convosco, por poder ler os vossos também.
enfim, por podermos Ser com todos.
Abraço
Airam
que bela surpresa...
gostei muito de ler essas palavras:)
obrigado, muito...
Abraço amigo
Desfiz-me dessa coisa insignificante a que chamam "eu" e tornei-me no mundo imenso. (Soseki)
Parabéns...pelo mundo imenso que encontro neste teu cantinho!!! E Parabéns também...
Beijo
Enviar um comentário
<< Home